Novidades

10 de maio de 2019 0

Como funciona a fibra óptica?

Você sabe que a fibra óptica é uma das principais inovações tecnológicas da nossa era. E não somos nós dizendo isso, e sim os produtores de games, séries em streaming, filmes, músicas e qualquer outro tipo de criador de conteúdo online que hoje faz parte de sua rotina diária. Todos eles conseguiram evoluir um pouco mais porque hoje possuímos uma maneira eficaz de transmitir dados em alta qualidade.

Pode até não ser evidente, mas essa inovação talvez entre para a história da humanidade da mesma maneira como a criação do microfone e do LP mudaram a história da música. O primeiro aproximou o público do palco em qualquer ambiente (e volume) enquanto o segundo contribuiu para a criação de músicas mais longas, sem se preocupar com a duração das faixas que iam registradas nos discos compactos.

É a tecnologia contribuindo com o mundo das artes (e vice-versa).

Mas agora vem aquela dúvida que não quer calar: você sabe o que é e como funciona a fibra óptica?

1) O que é fibra óptica?

Primeiramente, é “óptica” mesmo. Não “ótica”. O termo com “p” vem da área da Física que estuda as propriedades da luz, enquanto a segunda versão é relacionada aos ouvidos, graças a sua origem grega. Você já deve ter visto alguma imagem mostrando o interior de uma fibra óptica com… luz!

2) Como funciona?

O interior do cabo é composto por um núcleo de filamento de vidro, revestido por um material isolante de ondas eletromagnéticas. A luz que atravessa o cabo traz dados binários e vem refletida em todo interior, com a qualidade que você precisa para fazer aquela maratona de séries em algum final de semana preguiçoso.

3) Qual é a vantagem?

A fibra óptica é revestida por um material que não sofre interferências de ondas eletromagnéticas de outras redes. Ela chega sem nenhum obstáculo em sua casa e acabou se tornando um importante recurso para qualquer meio de comunicação atual.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Podemos Ajudar?